sábado, 4 de maio de 2013

3. Apreciação dos dados


Frente a todas as questões já discutidas anteriormente, as autoras proporcionam nesta
sessão o diagnóstico final do trabalho. Primeiro, salientam a necessidade de
apresentar, mesmo que de maneira sucinta, a proposta abordada no sumário e
desenvolvida ao longo do LD selecionado - PORTUGUÊS Linguagens, dos autores
Cereja e Magalhães, da Atual Editora, São Paulo, PNLEM 2009, da terceira série do
Ensino Médio - EM.
O manual é dividido em quatro (04) unidades, sendo essas, subdivididas em
trinta e oito (38) capítulos. Vale ressaltar que, ao término de cada capítulo para início do
seguinte é realizado o Intervalo, momento que é apresentada uma atividade com
questões de vestibulares, que abordam exatamente o conteúdo explanado anteriormente.
Outro momento do Intervalo é a sugestão de projetos, trabalhos que podem ser
desenvolvidos extraclasse. Vale salientar que, os quatro (04) primeiros capítulos da
unidade I são destinados à literatura em exclusividade.
Os capítulos fazem uso da literatura, produção de texto e língua: uso e
reflexão. Ao término de cada capítulo denominado língua: uso e interação existe um
subitem nomeado semântica e interação.É exatamente nesse último que elas centram as
escolhas das atividades a serem analisadas.
Como o número de questões na maioria das atividades era extenso, resolveram,
para efeito de apreciação, centrar a reflexão sobre seis atividades que condizem com a
perspectiva da proposta do trabalho.
Dado início à análise, observando as atividades selecionadas:
Na página 54 do LD, questão 1, temos:
Na linguagem escrita, para dar expressividade, clareza e concisão ao texto, devemos,
sempre que possível, evitar a repetição da conjunção que. No caso do emprego das
orações subordinadas substantivas, dispomos dos recursos de substituir o verbo por um
substantivo ou transformar a oração desenvolvida em uma oração substantiva
reduzida. Veja o exemplo:
Basta que o diretor assine no verso do requerimento
Basta a assinatura do diretor no verso do requerimento
Basta o diretor assinar no verso do requerimento
Reescreva as frases a seguir, substituindo o verbo por um substantivo e transformando
as orações subordinadas substantivas desenvolvidas em orações reduzidas
correspondentes.
a) O advogado sugeriu que interpretássemos a lei.
b) A ordem é que se mantenha o atleta no clube.
c) É importante que adquiramos computadores de última geração.d) Não importa que a diretoria aprove ou não o nosso projeto.
e) É imprescindível esta medida: que se mude o horário.
Vejamos, tão logo, a questão 3 da página seguinte (55):
Observe a classificação das orações neste período:
Ouvi(or. principal) que eles gritavam palavras de ordem (or. subord. substantiva
objetiva direta)
Agora veja como fica a 2ª oração, transformada em reduzida:
Ouvi-os gritar palavras de ordem
Repare que, nesse caso, não se emprega na variedade padrão a forma “Ouvi eles gritar
palavras de ordem”. Reescreva os períodos a seguir, adequando à variedade padrão as
orações subordinadas substantivas reduzidas.
a) Vi ela sussurrando algo no ouvido da amiga.
b) Mandei eles sair da sala imediatamente.
c) Desejamos ver ele jogando futebol profissionalmente.
d) De madrugada, a mãe encontrou ele navegando na internet.
e) Deixe eu dormir até mais tarde, mãe.
A observação dessas duas questões nos mostra a necessidade de continuarmos
inserindo o LD em nossas pesquisas científicas. A concepção de que esses estudos já
foram apresentados em demasia sofre contradição ao nos depararmos ainda com
atividades sustentadas pela abordagem descontextualizada no ensino de gramática.
Vejamos que todas as abordagens tidas como negativas para o ensino de língua são
apresentadas na atividade acima.
Atentemos para a intencionalidade da questão 1. Nela, abordam-se as orações
subordinadas substantivas. No caso, pede-se para transformá-las em orações reduzidas,
e abaixo elenca cinco orações a sofrerem essa modificação.
A questão 3, por seu turno, apresenta uma oração subordinada substantiva
objetiva direta. Mais uma vez, a proposta é transformar as cinco orações em reduzidas,
baseado no exemplo dado. Chamemos a atenção para uma passagem do enunciado em
que fica clara a ascensão da língua padrão dada pelos autores do LD, uma vez que,
ressalta o emprego não compatível com a variedade padrão na oração: “Ouvi eles gritar
palavras de ordem”.
Fonte : http://www.gelne.org.br/Site/arquivostrab/1020-GELNEPDFKELLY.pdf
Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UERN)
Rosângela Maria Bessa Vidal (UERN)

Um comentário:

  1. Lucky Club Casino Site: What to Know About The New Online
    Lucky Club Casino site is all about the brand new online gaming platform, created with the goal of giving you luckyclub the chance to have fun and

    ResponderExcluir