sábado, 4 de maio de 2013

Continuação

Na questão 3, página 84, usou-se por base o título desse filme:

Em anúncios publicitários e em títulos de matérias jornalísticas, livros, e filmes, é
comum o emprego de orações adjetivas. 
Leia o anúncio ao lado e responda: Por que, no título do filme, foi empregada a frase
“O homem que fazia chover”, na qual há uma oração subordinada adjetiva restritiva, e
não “O homem fazia chover”?
Mesmo diante do fato repetitivo, ou seja, a oração subordinada adjetiva
restritiva, o novo só aparece no emprego da oração adjetiva. Uma importante
abordagem é dada a essa questão, ou seja, o fato de evidenciar os gêneros textuais,
mostrando, assim, a sua eficiência diante das aulas de língua portuguesa. Aproximar o
ensino da realidade do aluno é permitir que ele se envolva e sinta-se motivado a
compreender a sua língua, exemplificado pela utilização do título de um filme para
desenvolver a explicação do conteúdo proposto no quesito.

  Leia o cartum e o anúncio a seguir:








Tanto no texto em destaque no anúncio quanto na frase do cartum é empregada a
conjunção e. Entretanto, a relação estabelecida entre as orações pela conjunção e não
é a mesma nas três situações em que ela ocorre. 
a) Observe a relação entre o contexto do cartum e o enunciado “Sim,
interceptamos o objeto”. Com que objetivo provavelmente os pilotos se
aproximaram da pomba?
b) Ao identificarem o “objeto”, os pilotos resolvem escoltá-lo. Nesse contexto, que
relações semânticas a oração “e decidimos escoltá-lo pode estabelecer com a
oração anterior do enunciado?
c) No enunciado do anúncio há dois períodos compostos. Observe o sentido da
palavra desconto em cada um deles. De acordo com o contexto de cada um, que
tipo de relação semântica a conjunção e estabelece entre as orações?

Leia a tira abaixo:



a) Na frase do último quadrinho, a ideia de oposição contida na conjunção mas
tem relação com alguma oração anterior?
b) De acordo com o contexto, a conjunção mas estabelece oposição quanto a quê?
Faz-se presente nessa atividade a escolha por gêneros diferentes na elaboração
das questões. Na primeira, temos o cartum e o anúncio publicitário. Seguida pela
utilização de uma tirinha da Mafalda. Os dois primeiros gêneros são empregados para estudar a utilização da conjunção e. Pede-se para estabelecer a relação entre o cartum e
o anúncio com o propósito de mostrar que não é a mesma nas três situações, tanto na
frase do cartum como nas duas frases empregadas no anúncio. A letra (a) trabalha em
torno da relação entre o contexto e o enunciado da primeira oração no cartum. A relação
semântica na segunda oração do anúncio com a anterior é discutida na letra (b). A
alternativa (c) afirma que o anúncio tem dois períodos compostos, para então observar a
diferença de sentido da palavra desconto entre elas. Em seguida, pede-se para de acordo
com o contexto estabelecer a relação semântica com a utilização da conjunção e entre as
orações. 
Escolhemos essa atividade para demonstrar como a utilização de gêneros
diversos pode compactuar com o ensino de gramática mais satisfatório, como no caso
utilizado: conjunção e , conjunção mas. O anúncio publicitário, gênero amplamente
utilizado nas mídias sociais, torna-se um aliado, assim como, também, a tirinha se
aproxima das leituras do aluno, fazendo-os compreender com mais facilidade as
questões relacionadas à gramática. 
Em análise a questão de número 4, letra (b) do exercício na página 239 e
questão 3 da página 304:


Leia agora a tira abaixo. Identifique nela uma ocorrência característica da linguagem
falada e reescreva-a de acordo com a variedade padrão da língua.

                  
 A tira a seguir apresenta um desvio da variedade padrão quanto à regência verbal.




a) Qual é ele? Justifique por quê?
b) Observe, na tira, o desvio da variedade padrão, identificado na questão
anterior, o uso de diferentes pessoas do discurso (está – 3ª pessoa; te – 2ª
pessoa) e da forma reduzida pra. Troque ideias com os colegas: Considerando o
contexto da tira, esses usos da língua são inadequados? Justifique sua resposta.
Nessas atividades, ainda tendo como referentes a utilização de tirinhas, é
possível observar a utilização da língua em uso nas suas diversas manifestações.
Vejamos que na atividade da página 259, no segundo quadrinho, existe a
ocorrência do uso de uma expressão característica da língua falada – daí. Contudo, a proposta apresentada é justamente de reescrever essa expressão mudando-a para a
variedade padrão da língua. Na tira seguinte, contida na página 304 do LD, o diálogo se
apresenta entre dois amiguinhos que caminham com seus pais. Os balões, também
contêm desvios da norma padrão – pra(forma reduzida) e te(2ª pessoa) e está (3ª
pessoa).
A questão solicita ao aluno que ele troque ideias com os colegas levando em
consideração o uso adequado ou não do desvio, respaldados no contexto que se
apresenta na tira. Essa proposta além de propiciar a interação entre os alunos, fazendo os demonstrar seus posicionamentos frente o embate, é capaz também de demonstrar
como o uso do funcionalismo pode auxiliar no ensino de gramática. Mesmo conduzindo
para a reescritura do texto baseado na variedade padrão, foi possível perceber a
mudança na condução do processo de ensino-aprendizagem, apresentando-se através de
textos bases, em sua maioria, gêneros diversos e fazendo uso da língua em sua forma
falada.



Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UERN)
Rosângela Maria Bessa Vidal (UERN)

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